Agnieszka Latawiec, professora do Mestrado, publica artigo sobre biochar em conceituada revista de ciência agroecológica
08 de May de 2023

Em abril, a professora Agnieszka Ewa Latawiec publicou o artigo intitulado “Biochar and Forage Peanut improve pastures: Evidence from a field experiment in Brazil” na revista Agriculture, Ecosystems and Environment.

A publicação contou com mais 20 co-autores de 13 instituições diferentes. No trabalho foi apresentado o impacto de diferentes melhoradores da qualidade do solo e na produtividade de três cultivares de capim forrageiro Brachiaria (Syn. Urochloa). Os melhoradores de solo incluíram: biochar – um produto rico em carbono da pirólise da biomassa, moinha (resíduo local de carvão vegetal), fertilizante tradicional contendo nitrogênio, fósforo e potássio, cal e amendoim forrageiro (Arachis pintoi cv. Amarillo). O manejo aprimorado de pastagens tropicais oferece oportunidades para uma produção de alimentos mais sustentável e para a proteção e recuperação dos serviços ecossistêmicos, por exemplo, ganho líquido de biodiversidade, regulação da água e sequestro de carbono.

O artigo apresenta uma abordagem participativa em que o proprietário da terra esteve envolvido no desenvolvimento da pesquisa, foi ativo durante a execução do experimento e esteve presente na análise e interpretação dos resultados. Para que a ciência seja considerada na prática, é necessário que as práticas de manejo do solo sejam desenvolvidas em conjunto com as comunidades rurais. Segundo os autores, essa abordagem facilita a troca de conhecimento bidirecional, na qual cientistas e agricultores se beneficiam de suas experiências e percepções. Construir estratégias com os agricultores, incorporar seus conhecimentos e contribuir para seu desenvolvimento econômico é uma forma de melhorar sua autoestima e, ao mesmo tempo, ampliar e valorizar o conhecimento acadêmico. O trabalho defende ainda que em conjunto com os agricultores deve ser feito um diagnóstico dos problemas relacionados ao manejo do solo e avaliadas soluções com base em ações e metas viáveis para todos os atores envolvidos.

Acesse o artigo completo aqui.

< Anterior Próximo >
Voltar para Noticias