PUC Rio 2023
A PUC-Rio está de cara nova
05 de March de 2023

Durante as férias os funcionários da PUC-Rio não pararam de trabalhar para melhorar cada vez mais a infraestrutura da universidade. Localizado no bairro da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, o campus da PUC-Rio possui uma área de 104 mil metros quadrados, muito marcado por seu ambiente arborizado e agradável. O campus dispõe de um sistema de bibliotecas contendo um amplo acervo (mais de 150.000 títulos de livros) e acesso a periódicos (mais de 33.000 títulos de periódicos). Conta ainda com 185 salas de aula climatizadas, todas equipadas com pelo menos um Datashow, sendo 44 delas salas multimeios com diversos outros recursos de informática e multimídia. A PUC-Rio garante a disponibilização de salas de aula, laboratórios, acesso à infraestrutura de biblioteca e informática para o perfeito funcionamento do curso proposto.

Com relação especificamente às instalações exclusivas do Departamento de Geografia e Meio Ambiente, ao qual o Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade está vinculado, destacam-se três laboratórios de uso direto: o LABGis (Laboratório de Geoprocessamento), o Laboratório de Geografia Física e o Laboratório de Ecologia.

O LABGis foi inaugurado em 2007 e conta com 20 estações de trabalho, dois servidores de dados geográficos, softwares das famílias Arcview, Erdas, Imagem e Ecognition, além de uma base de dados geográficos envolvendo dados vetoriais e imagens em diferentes escalas, além de GPS diferencial e um plotter. O laboratório dispõe igualmente de vários aparelhos de GPS portáteis, sendo que o conjunto desse instrumental permite que os alunos de graduação e pós-graduação interajam informações de diferentes origens, facilitando um entendimento mais integrado do espaço geográfico e suas projeções, a partir de níveis muito distintos de tecnologias. Nesse laboratório são produzidas bases cartográficas e obtidos dados de sensoriamento remoto relativo a diversos projetos de extensão desenvolvidos pelo departamento. As bases cartográficas dos mapas das dissertações dos discentes são realizadas no laboratório, com o apoio dos bolsistas e monitores pagos pelos projetos obtidos pela excelência do trabalho e qualidade técnico-científica do material de geoprocessamento obtido nas investigações.

Os Laboratórios de Geografia Física e de Ecologia foram beneficiados com a compra de equipamentos com recursos específicos aportados pelos projetos da FAPERJ e CNPq e CAPES, a partir de projetos individuais e/ou isolados. O primeiro tem instalações e equipamentos suficientes para o desenvolvimento de pesquisas na área de hidrologia e pedologia, e vem sendo utilizado como ponto de mensuração de dados e materiais obtidos nos diversos trabalhos de campo e áreas de investigação na cidade do Rio de Janeiro. O Laboratório de Geografia Física tem como característica maior o apoio a atividades didáticas, enquanto que o Laboratório de Ecologia e Biogeografia constitui em um espaço de apoio a pesquisas nas áreas de Ecologia, Biogeografia e História Ambiental. Criado em 2008, o mesmo é organizado para servir a trabalhos de monitoramento, pesquisas de campo bem como apoiar inventários florísticos de uma maneira geral e da fauna endopedônica.