O Segundo Simpósio Brasileiro em Ciência da Sustentabilidade acontecerá no dia 09 e 10 de outubro de 2025.

O evento será totalmente gratuito e aberto ao público.
No dia 09/10 totalmente online e no dia 10/10 no formato presencial.

INSCREVA-SE NO SIMPÓSIO

Confira a Programação Oficial

Dia 09 de outubro

Sarah Hale

Sarah Hale concluiu seu doutorado em 2009 na Newcastle University, no Reino Unido, pesquisando a remediação de sedimentos contaminados por HPA (Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos). Mudou-se para Oslo para realizar um pós-doutorado relacionado ao uso de biochar como sorvente e condicionador de solo. Nos últimos anos, sua pesquisa tem se concentrado em substâncias per e polifluoroalquil (PFAS), nas quais tem trabalhado com estratégias de remediação, campanhas de monitoramento e gestão de produtos.

A Dra. Hale atua como Pesquisadora Sênior no German Water Centre, onde gerencia um projeto de pesquisa da União Europeia no âmbito do Horizon 2020 chamado ZeroPM: Poluição Zero de Substâncias Persistentes e Móveis.

Redes sociais:
LinkedIn

Dr. Myungin Lee

Dr. Myungin Lee é pesquisador e educador que desenvolve sistemas AI-driven, multimodal XR voltados para storytelling científico e ambiental. Atuando entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, ele lidera o projeto Sensorium na University of Maryland, que explora um agente conversacional de Ocean AI por meio de machine learning, interação por voz e gestos, e design imersivo.

Em 2025, colaborou com a NASA para apresentar uma instalação de ciência oceânica no Kennedy Center. Ele possui um Ph.D. in Media Arts and Technology pela UC Santa Barbara. Seu trabalho conecta generative AI, HCI e comunicação climática, já tendo sido exibido em importantes eventos internacionais.

Redes sociais:
LinkedIn | Instagram

Rosa dos Anjos

Rosa dos Anjos é indígena do povo mura e possui longa trajetória em gerenciamento de projetos pelo Bem Viver dos povos indígenas da Amazônia. Foi gerente de Turismo e Meio Ambiente na Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Estado do Amazonas, assessora de projetos da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e apoiou a implementação da política de etnodesenvolvimento do Estado do Amazonas. Atualmente é líder do Programa do Protagonismo Indígena da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), agenda que busca fortalecer identidade, proteção territorial, sustentabilidade e bem viver dos territórios e povos indígenas amazônicos.

Redes sociais:
Instagram

Celine Brockmann

Celine Brockmann é formada em Biologia Reprodutiva e apaixonada por saúde sexual e educação ambiental. A bióloga lidera dois programas interdisciplinares de educação e outreach na University of Geneva – Faculty of Medicine, em colaboração com ONGs e instituições acadêmicas:

=> Science, Sex, Identities – Um programa inovador que combina pesquisa, educação e outreach público para promover saúde sexual, igualdade de gênero e uma educação médica inclusiva.
=> Le Bioscope – Um laboratório prático de outreach em Biologia, parte da iniciativa @Sciencescope-UNIGE, apoiada pela Foundation @convergences.

Por meio de atividades interativas sobre saúde adolescente, neurociência, comportamento e biodiversidade, Celine busca ampliar o letramento científico e também na área da saúde.

“Acredito que promover saúde, igualdade e sustentabilidade exige construir pontes sólidas entre ciência e sociedade.”

Redes sociais:
LinkedIn

Steve Evans

Professor Steve Evans MAE, FIET, FLSW, FIEMA, FRSA, CEng é Research Professor na University of Cambridge. Seu trabalho é transdisciplinar, com foco em resolver problemas do mundo real na fronteira da inovação – chamado action research. Steve estuda as interações entre tecnologia, pessoas e recursos financeiros para encontrar soluções que permitam criar uma indústria próspera, integrada de forma sistêmica a um planeta e uma sociedade igualmente prósperos, promovendo mudanças na velocidade e escala que o planeta exige.

Steve também é Professor no Royal College of Art e na Cranfield School of Management. Além disso, atua como membro do Board of Academia Europaea.

Redes sociais:
LinkedIn

Kariny Martins

Curadora, pesquisadora e roteirista. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná. Integra a comissão de curadoria nos festivais Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, Griot – Festival Contemporâneo de Cinema Negro e faz parte da Direção artística do FIANB – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil. Participa de mostras e festivais como júri, mediadora e palestrante, colaborando em festivais como DOCSP, Festival de Gramado, MIMB, FestCurtasBH, Cabíria, Rio2c entre outros. É autora do livro “Ficção especulativa no Cinema Negro Brasileiro – a estética Afrofuturista em curtas-metragens” (A Quadro Edições, 2023) e integrou a primeira turma de Desenho de Audiência do Berlinale/Rio Talents (2024). Foi roteirista na TV Globo no perído de 2021 a 2025, atuando em séries e programas de variedades e roteirista no longa-metragem documental Sem Filhos (nome provisório), desenvolvido pela Mera Semelhança Produções (2024). Atualmente é roteirista na Afroreggae Audiovisual.

Redes sociais:

@kariny.martins

Kátia Viana Cavalcante

A Profa. Kátia Viana Cavalcante (UFAM) atua em gestão da informação e ambiental, promovendo Educação para a Sustentabilidade em contextos de mudança. Seu trabalho com o Ensino Básico, focado em riscos e desastres, fortalece a formação de sociedades resilientes e inclusivas na Amazônia. Em parceria com professores e instituições locais, coordena iniciativas como: Observatório OCAAS (dados e direitos de povos tradicionais), Agentes Agroambientais Juvenis (capacitação ambiental), Defesa Nacional e Fronteiras (segurança e conflitos socioambientais) e projetos de ensino vinculados ao PROFCIAMB (Mestrado Profissional em Ciências Ambientais).

Redes sociais: @katiavc29

Stefanie Vogel

The Senckenberg Society: Researching Life’s Diversity and Building
Bridges — International Collaboration and Funding Opportunities

Dr. Stefanie Vogel has served since January 2023 as Science Coordinator for third-party funding acquisition at the Senckenberg Gesellschaft für Naturforschung, Frankfurt, specializing in the strategic development and coordination of research proposals and external funding applications. Her prior roles include leading project development and funding at the Chemie-Cluster Bayern and experience with multiple grant-funded research positions in academia, including DFG-backed projects. She has a strong track record in securing national and international research funding, and brings extensive expertise in coordinating interdisciplinary initiatives and advancing institutional funding portfolios.

 

Tradução:

 

Sociedade Senckenberg: Pesquisando a Diversidade da Vida e Construindo Pontes — Colaboração Internacional e Oportunidades de Financiamento

 

A Dra. Stefanie Vogel atua desde janeiro de 2023 como coordenadora científica para aquisição de financiamento de terceiros na Senckenberg Gesellschaft für Naturforschung, em Frankfurt, especializando-se no desenvolvimento estratégico e coordenação de propostas de pesquisa e pedidos de financiamento externo. Suas funções anteriores incluem a liderança do desenvolvimento de projetos e financiamento no Chemie-Cluster Bayern e experiência em vários cargos de pesquisa financiados por bolsas na academia, incluindo projetos apoiados pela DFG. Ela tem um sólido histórico na obtenção de financiamento para pesquisas nacionais e internacionais e traz uma vasta experiência na coordenação de iniciativas interdisciplinares e no avanço de portfólios de financiamento institucional.

Aidin Niamir

From Data to Decision: Operationalizing Open Science in Biodiversity
Assessments

Dr Aidin Niamir is Head of the International Science-Policy Office at the Senckenberg Society for Nature Research in Frankfurt, Germany. He is leading efforts to bridge the gap between biodiversity and climate science and international policy, with a focus on data and knowledge management for multilateral environmental agreements and science-policy platforms. He serves as Co-Chair of the Intergovernmental.

Tradução:

Dos Dados à Decisão: Operacionalizando a Ciência Aberta em Avaliações de Biodiversidade

O Dr. Aidin Niamir é chefe do Escritório Internacional de Política Científica da Sociedade Senckenberg para Pesquisa da Natureza, em Frankfurt, Alemanha. Ele lidera esforços para preencher a lacuna entre a biodiversidade e a ciência climática e a política internacional, com foco na gestão de dados e conhecimento para acordos ambientais multilaterais e plataformas de política científica. Ele atua como copresidente do Intergovernamental.

Jessica Hetzer

Modelling vegetation: Lessons learned and challenges of the future

Jessica Hetzer is a researcher at the Senckenberg Biodiversity and Climate Research Centre with more than ten years of experience in vegetation modelling. She studies and projects the complex interactions between climate, vegetation, and the environment, focusing especially on disturbances such as drought and fire. Her work aims to provide insights that support decision-makers in developing solutions that are not only sustainable today but also resilient to future challenges. She is also part of the IPBES Data and Knowledge Technical Support Unit, where she contributes to strengthening the science-policy interface.

Tradução:

Modelagem da Vegetação: Lições Aprendidas e Desafios do Futuro

Jessica Hetzer é pesquisadora do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Clima Senckenberg, com mais de dez anos de experiência em modelagem de vegetação. Ela estuda e projeta as complexas interações entre clima, vegetação e meio ambiente, com foco especial em perturbações como secas e incêndios. Seu trabalho visa fornecer insights que apoiem os tomadores de decisão no desenvolvimento de soluções que não sejam apenas sustentáveis hoje, mas também resilientes aos desafios futuros. Ela também faz parte da Unidade de Apoio Técnico a Dados e Conhecimento da IPBES, onde contribui para fortalecer a interface entre ciência e política.

Redes sociais:
LinkedIn

Maral Dadvar

New Generation of Science-Policy Assessment Reports 

I am a computer scientist and senior researcher specializing in information retrieval and natural language processing. Following my PhD, I expanded my work to include the semantic web and Linked Open Data. Over the past several years, I have also been actively engaged in science policy initiatives while applying computer science methods across diverse disciplines.

 

Tradução:

Nova Geração de Relatórios de Avaliação Científica e Política 

Sou cientista da computação e pesquisador sênior especializado em recuperação de informações e processamento de linguagem natural. Após meu doutorado, ampliei meu trabalho para incluir a web semântica e os dados abertos vinculados. Nos últimos anos, também tenho me envolvido ativamente em iniciativas de política científica, aplicando métodos da ciência da computação em diversas disciplinas.

Dia 10 de outubro

Krishna Atma

Krishna Atma, uma amante de atividades ao ar livre que visualiza a natureza como elemento essencial para promoção da saúde humana. Mestre em Ecoturismo e Conservação pela UNIRIO, pesquisa e atua com educação ambiental, ecoturismo e bem-estar socioambiental. Acredita firmemente que o encantamento é essencial para promoção da integração homem-natureza. Visualiza o lazer, a contemplação, a interpretação ambiental e a ciência cidadã como ferramentas úteis para criar intimidade com os ambientes naturais e desta forma despertar para necessidade de conservação dos mesmos. Para ela, saúde enquanto política pública, tem que estar interligada com a proteção e visitação de áreas naturais protegidas.

Redes sociais:
Instagram

Guto Lobato

Doutor em Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP), com estágio pós-doutoral em comunicação audiovisual, graduado em Jornalismo. Gerente de Educação Corporativa no Grupo Report, no qual atua há 14 anos em projetos educacionais e de produção de conteúdo. Instrutor em cursos GRI e IFRS, com foco em relato, e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Redes sociais:
LinkedIn

Guilherme Xavier

Mestre e Doutor em Design pela PUC-Rio, atua em programas de extensão, grupos de pesquisa e laboratórios voltados para a relação entre tecnologia e aprendizagem. Professor de disciplinas acadêmicas relacionadas a projeto, imagem e mídia digital interativa, é também ludólogo e consultor para estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas. Interesses de estudo e criação incluem jogos analógicos e digitais em suas dimensões produtivas, projetuais, culturais, audiovisuais, sociais e históricas.

Redes sociais:
Instagram | LinkedIn

Juliette Antunes

Líder da Área de Educação no Sistema B Brasil parte da rede global que cria padrões e ferramentas para empresas comprometidas com impacto positivo, onde conduz a formação de Multiplicadores B. Especialista em Gestão de Negócios de Impacto Social com mais de 10 anos de experiência como consultora e mentora de negócio.

Redes sociais:
LinkedIn

Bruna Pavani

Bruna Pavani é líder em articulação institucional do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). Com trajetória consolidada em sustentabilidade, coordenou projetos, pesquisas e consultorias voltadas a abordagens transdisciplinares para soluções baseadas na natureza. Apoia tanto a gestão corporativa quanto a formulação de políticas públicas, sempre orientado pelo rigor científico e pelo objetivo de transformar desafios globais – como a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas – em oportunidades de impacto positivo. Bruna é oceanógrafa (USP), especialista em Direito e Gestão do Meio Ambiente (SENAC), mestre e doutora em Ciências (ITA), pós-doutora em Economia Ambiental (USP).

Linkedin | Instagram

Marcelo Chiabi

Engenheiro Civil, 61 anos, casado. Trabalhou por 27 anos em grande empresa mineradora e nos últimos 10 anos coordena as atividades de operação e manutenção da compostagem do Ciclo Orgânico em Duque de Caxias/RJ.

Redes sociais:
Instagram | Instagram Ciclo Orgânico| Site

Eduarda Martins de Oliveira

Sou Mestre em Ciências da Sustentabilidade e Artista Plástica profissional, utilizo a arte como instrumento de conscientização ambiental.  Realizo atividades com Objetos Relacionais, que nos anos 60 foi experienciado pela Artista Plástica Lygia Clark  para acionamento da sensibilidade. Nos dias atuais, as mesmas práticas serão adaptadas 

para tratar questões de ressonância sensível ambiental .

Redes sociais:

Instagram

Atelier Casa da Lulu

A Casa da Lulu foi criada com o intuito de celebrar a casa , os amigos e a família. 

Uma homenagem a minha mãe, no uso das cores e das formas. 

Pura alegria !!! 

Msg de Mônica para Kiki, no WhatsApp. Checar se podemos utilizar algumas informações na divulgação.

“Levarei só o que for de algodão, 100% algodão, que são as camisas amassadinhas. 

As camisetas e o que for de calça e saia de algodão, tá? Que é tudo algodão, 100%, não tem material sintético.

A tinta é para tecido, que é a base de água, tá? E sou eu que pinto, eu que faço todo o processo, eu só não costuro, o resto tudo eu que faço. 

E a parte de cerâmica é barro. Tudo feito à mão mesmo, direto. Eu que faço, muito difícil trabalhar com torno.

Trabalho toda a modelagem e as tintas, os esmaltes. Também são a base de água. 

Minha ideia é levar alguns desses produtos.

A queima deles é feita em forno vai a 1200 graus então ela pode ir no micro-ondas pode ir na lava-louças, pode-se comer nelas com garfo que não vai soltar nenhum esmalte.”

“O processo da cerâmica, apesar do esmalte, a gente misturar com água, ele leva também um outro produto. A gente lava os pincéis tudo dentro de um balde para poder reaproveitar e depois transformar aqueles restos de esmaltes em mais, em outros esmaltes, entendeu? Como é que a gente faz? E até o processo tem de separação da argila, quando vai lavar as coisas na pia, embaixo a gente faz uma, como se fosse uma filtragem, né? O barro não vai para o cano, né? Para a tubulação, ele é feito separado, como se fosse uma caixa de gordura, a gente separa isso aí para depois fazer a limpeza e reciclagem do barro, entendeu? É todo o processo. E ele é feito em alta temperatura mesmo, por isso que a pessoa pode botar no microondas, pode comer, pode tudo que não vai soltar o esmalte, entendeu?”

Redes sociais:

@casadalulu

Fazenda Vale da Lua

Produtora de cogumelos e Chef de cozinha formada pela escola Le Cordon Bleu.

Redes sociais: 

@cogumelosvaledalua.com
@chefraquelbrigido

GTPLAM

São mulheres agricultoras, terapeutas, artesãs, agrônoma que fazem parte do Grupo de trabalho de plantas medicinais de Guapimirim

Redes sociais:

@gtplam

Menzani e IMT

A IMT – Indústria de Material Termoplástico, grupo carrega mais de sete décadas de tradição e inovação na transformação plástica. Fundada em 1951 por Marceli Englander, imigrante polonês que encontrou no Brasil novas oportunidades após a Segunda Guerra, a empresa evoluiu de um negócio familiar pioneiro no Rio de Janeiro para uma indústria sólida e multigeracional. Hoje, na quarta geração, a IMT é referência em perfis, tubos e fitas extrusadas, unindo tecnologia, qualidade e compromisso com a satisfação dos clientes, atendendo desde soluções industriais de alta complexidade até aplicações do dia a dia.

Sobre Gabriel Lysias

Gabriel Lysias – CEO e fundador da Aruatech LTDA, startup amazônida de base tecnológica dedicada à criação de soluções sustentáveis e regenerativas para a nova economia, com foco em bioeconomia, inovação aberta, circularidade e transição ecológica. Também atua como Diretor Comercial na IMT e Menzani Chapas e Móveis Ecológicos, onde lidera estratégias de expansão, posicionamento e diferenciação no setor de construção civil e mobiliário sustentável.

Profissional com mais de 15 anos de experiência em direção comercial, desenvolvimento de negócios e estratégias B2B, com especialização em indústrias de transformação plástica, biotecnologia e sustentabilidade. Bacharel em Ciências 

Redes sociais: 

IMT: @imt.termoplastico 

https://www.linkedin.com/company/imt-industria-de-material-termoplastico-ltda

Menzani: @menzani.moveisecologicos  

https://www.linkedin.com/company/menzani-m%C3%B3veis-ecol%C3%B3gicos

Gabriel Lysias: https://www.linkedin.com/in/gabriel-lysias/

Ayesca e Atividade de Encerramento

Ayesca é artista multifacetada, atuando como dançarina,, Mc e produtora criativa. Sua trajetória é marcada pela fusão entre dança, poesia e música, explorando a arte como ferramenta de expressão, resistência.

Feira Ecológica

GTPLAM

São mulheres agricultoras, terapeutas, artesãs, agrônoma que fazem parte do Grupo de trabalho de plantas medicinais de Guapimirim.

Instagram

Responsável:

Silvia Michelle Bezerra Camargo – Associada Fundadora

IMT

A IMT – Indústria de Material Termoplástico, grupo carrega mais de sete décadas de tradição e inovação na transformação plástica. Fundada em 1951 por Marceli Englander, imigrante polonês que encontrou no Brasil novas oportunidades após a Segunda Guerra, a empresa evoluiu de um negócio familiar pioneiro no Rio de Janeiro para uma indústria sólida e multigeracional. Hoje, na quarta geração, a IMT é referência em perfis, tubos e fitas extrusadas, unindo tecnologia, qualidade e compromisso com a satisfação dos clientes, atendendo desde soluções industriais de alta complexidade até aplicações do dia a dia.

Instagram | Linkedin

 

Responsável:

Gabriel Lysias – CEO e fundador da Aruatech LTDA

Linkedin

Atelier Casa da Lulu

A Casa da Lulu foi criada com o intuito de celebrar a casa , os amigos e a família. Com alegria nas cores e sutileza nas formas.

Instagram

 

Responsável:

Mônica Basílio – Diretora

Linkedin

SOS Mata Atlântica

O SOS Mata Atlântica possui o projeto Observando os Rios onde voluntários distribuídos pelo Brasil inteiro, se propõem a monitorar mensalmente a qualidade de um rio e seu entorno. Se utilizando de uma metodologia criada para o projeto, os dados coletados são cadastrados na plataforma e posteriormente é feito um relatório anual. É um trabalho que envolve ciência cidadã, educação ambiental e luta pela preservação de nossos corpos hídricos.

Redes sociais:

Site | Instagram | Linkedin

Responsável:

Krishna Atma – Voluntária