INSCREVA-SE

Dia 03 de outubro de 2024, na PUC-Rio, das 09:00 às 20:00 horas

Evento gratuito e aberto ao público.

O Primeiro Simpósio Brasileiro em Ciência da Sustentabilidade acontecerá no dia 03 de outubro de 2024 na PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil.

O evento será totalmente gratuito e as inscrições serão abertas a todos os interessados.

Premissa

O evento nasce da premissa de conectar as tantas partes envolvidas nesse campo complexo que é a sustentabilidade. Há muito sendo feito, mas juntos iremos mais longe.

Reuniremos líderes e especialistas em sustentabilidade para discutir e promover soluções inovadoras para os desafios ambientais, sociais e econômicos que enfrentamos atualmente.

Abriremos janelas de diálogo com jovens, acadêmicos, membros da sociedade civil, representantes do governo e das comunidades de entorno.

Criaremos oportunidades para inspirar os participantes a agirem na direção de um futuro mais regenerativo.

Confira alguns palestrantes já confirmados:

Tião Santos
Presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG)

Laila Zaid
Diretora executiva na Agência Cuíca

Bernardo Strassburg
Fundador e Cientista-Chefe na re.green

Fernanda Kaingáng
Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas

Programação Oficial

Palco Arena Sustentável (Auditório Padre Anchieta)

*Capacidade: 110 pessoas

Palco Criatividade e Inovação (Anfiteatro)

*Capacidade: 110 pessoas

Palco Ecossistemas (Casa de Inovação)

*Capacidade: 35 pessoas

Palco Experiências (sala Cleonice Berardinelli)

*Capacidade: 20 pessoas

obs: Sala Cleonice Berardinelli localizada no Departamento de Letras da PUC-Rio, no 4º andar do prédio Padre Leonel Franca (Prédio do Restaurante Couve-Flor).

Palco Arena Sustentável (Auditório Padre Anchieta)

*Capacidade: 110 pessoas

Palco Criatividade e Inovação (Anfiteatro)

*Capacidade: 110 pessoas

Palco Ecossistemas (Casa de Inovação)

*Capacidade: 35 pessoas

Palco Experiências (sala Cleonice Berardinelli)

*Capacidade: 20 pessoas

obs: Sala Cleonice Berardinelli localizada no Departamento de Letras da PUC-Rio, no 4º andar do prédio Padre Leonel Franca (Prédio do Restaurante Couve-Flor).

Ementas

Para onde vamos? Tendências e Abordagens da Ciência da Sustentabilidade

09:15hs às 10:30hs – Auditório Padre Anchieta

Na abertura do I Simpósio Brasileiro em Ciência da Sustentabilidade, trataremos das últimas tendências e abordagens deste que é um campo transdisciplinar, já que as soluções requerem a colaboração e engajamento de diversas partes interessadas. Discutiremos as principais áreas de avanço, mudanças nos paradigmas e as implicações para iniciativas práticas. Exploraremos como os cenários climáticos e econômicos influenciam as estratégias de sustentabilidade e impulsionam mudanças nas políticas públicas. Além disso, destacaremos o papel das lideranças indígenas e da juventude na co-criação de soluções inovadoras. Abordaremos os desafios, oportunidades e inovações que estão moldando o futuro, oferecendo uma perspectiva sobre o potencial da ciência para enfrentar crises socioambientais.

Agnieszka Latawiec (moderadora)
Bernardo Strassburg – re.green
Debora Nascimento – Forbes BLK
Tsara Repeka Kokama – Museu Nacional dos Povos Indígenas
Valdir Fernandes – UTF/PR

Sustentabilidade 5.0: O Potencial das Tecnologias Socioambientais

10:45hs às 11:45hs – Auditório Padre Anchieta

Como a tecnologia pode impulsionar e escalar iniciativas sustentáveis? Neste painel, destacaremos inovações que estão ajudando a construir novos futuros. Abordaremos o potencial da tecnologia para resolver desafios ambientais e sociais, bem como os principais gargalos enfrentados na implementação dessas soluções tecnológicas. Especialistas discutirão casos de sucesso e obstáculos comuns, oferecendo insights sobre como superar barreiras e maximizar o impacto positivo.

José Araruna – PUC-Rio (moderador)
Antonio Krishnamurti – PUC-Rio
Fabrícia Sterce – Visão Coop
Juliano Calil – Virtual Planet

Inovar para o Futuro: Como Iniciar e Escalar Negócios Sustentáveis

12:00hs às 13:00hs – Auditório Padre Anchieta

Este painel abordará as complexidades e as oportunidades únicas que surgem ao empreender com foco na sustentabilidade e regeneração. Especialistas e líderes empresariais compartilharão suas experiências e estratégias para superar os desafios comuns, como financiamento, regulamentação e adoção de práticas ambientais. Além disso, o painel explorará como os empreendedores podem transformar essas barreiras em oportunidades de inovação e crescimento. Com insights valiosos sobre a construção de modelos de negócios resilientes e socialmente responsáveis, os participantes sairão com insights sobre como criar empresas que não apenas sobrevivam, mas prosperem em um mundo em constante mudança.

Ruth Espinola Mello – PUC-Rio (moderadora)

Conectando Agentes e Alinhando Culturas na Cadeia Produtiva

14:30hs às 15:30hs – Auditório Padre Anchieta

Este painel oferece uma visão abrangente sobre como a economia circular pode ser impulsionada pela conexão e colaboração entre diferentes agentes da cadeia produtiva. Com um enfoque na governança cultural, discutiremos como alinhar valores, práticas e objetivos para garantir que todos os elos da cadeia estejam engajados em práticas circulares. Líderes e especialistas compartilharão casos de sucesso e desafios enfrentados na implementação de modelos de governança que respeitam as particularidades culturais de cada agente envolvido. O painel abordará como essas dinâmicas culturais podem ser transformadas em forças motrizes para a inovação, promovendo uma cadeia produtiva mais eficiente e resiliente. Os participantes sairão com uma compreensão mais clara de como construir pontes entre setores e culturas, fortalecendo a economia circular por meio de uma colaboração genuína e estratégica.

Beatriz Luz – Exchange 4 Change (moderadora)
Thiago Martins – Globo
Tião Santos – ACAMJG – Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho
Vinícius Cresto – iFES

Conexões Climáticas: Transição Justa, Saúde e Descarbonização em Foco

15:45hs às 16:45hs – Auditório Padre Anchieta

As mudanças climáticas estão redesenhando o cenário global, impondo desafios complexos que vão além das questões ambientais, afetando diretamente a saúde e a justiça social. Neste painel, exploraremos as interseções entre essas áreas críticas, destacando como as alterações climáticas impactam comunidades vulneráveis e exigem novas abordagens integradas. Abordaremos também os diferentes impactos dessa crise para variados grupos, reforçando a importância de uma transição justa e de soluções que promovam a equidade no acesso aos benefícios da descarbonização e dos serviços ecossistêmicos.

Ana Schramm – Fiocruz (moderadora)
Andressa Dutra – Instituto Mirindiba
Antônio Márcio Thomé – LAB Goals

Mentes Criativas, Futuro Sustentável: Educação para a Mudança Comportamental

10:30hs às 11:30hs – Anfiteatro

Este painel irá explorar como a criatividade pode ser a chave para uma educação que não apenas informa, mas transforma. Em um momento onde a sustentabilidade é a palavra da vez, torna-se essencial repensar as abordagens educacionais para engajar e provocar mudanças reais de comportamento. Especialistas em educação, inovação e sustentabilidade compartilharão estratégias criativas que têm o poder de inspirar mentes e gerar impacto duradouro. Os participantes poderão aprender algumas técnicas para o desenvolvimento de conteúdos envolventes. Seja no ambiente escolar, corporativo ou comunitário, este painel oferece insights para aqueles que desejam moldar um futuro mais sustentável por meio da educação inovadora e criativa.

Thiego Balteiro – Live On Consultoria (moderador)
Katia Viana Cavalcante – Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Laila Zaid – Agência Cuíca

Quebra de Paradigmas: O Design na Era da Sustentabilidade

13:00hs às 14:00hs – Anfiteatro

Este painel refletirá sobre como o papel do design na revolução criativa de produtos e serviços sustentáveis, desafiando convenções e quebrando paradigmas tradicionais. Especialistas em design e sustentabilidade discutirão como a inovação disruptiva pode ser usada para enfrentar os desafios ambientais e sociais mais urgentes. Desde materiais inovadores até novos modelos de negócios, os participantes descobrirão como o design pode transformar ideias em soluções tangíveis, impulsionando a transição para um futuro melhor. Esta é uma conversa ideal para aqueles que buscam inspiração e estratégias para integrar a sustentabilidade em suas práticas, criando impacto positivo.

Daniel Malagutti – PUC-Rio (moderador)
Anna Carolina Tapigliani – Itaú
Karen Cesar – Red Bandanna
Thalita Campbell – Tátil Design e EcoUni

A Mente em Alerta: Impactos Psicológicos das Questões Socioambientais no Bem-Estar

15:00hs às 16:00hs – Anfiteatro

Neste painel, exploraremos como as questões socioambientais emergentes e reincidentes estão afetando a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Discutiremos conceitos como ecoansiedade e outros impactos psicológicos resultantes das mudanças climáticas e crises ambientais. Especialistas em saúde mental compartilharão pesquisas recentes, oferecendo insights sobre como essas questões podem desencadear estresse, ansiedade e outros desafios emocionais. Além disso, abordaremos estratégias para enfrentar e mitigar esses impactos, promovendo práticas de autocuidado e resiliência mental. Os participantes ganharão uma compreensão mais profunda dos efeitos dessas crises em nossa psique e aprenderão maneiras de apoiar um bem-estar saudável em tempos de incerteza.

Andrea Chagas – Médicos Sem Fronteiras (moderador)
Carlos Pires Leal – Psiquiatra e psicanalista
Danni Suzuki – Atriz e Neurocientista

Encerramento - Ponte para o Futuro: Um Olhar Sistêmico para a Sustentabilidade

18:45hs às 19:15hs – Anfiteatro

Um bate-papo para celebrar a interconexão entre a ciência e a sociedade. Refletiremos sobre como a colaboração entre cientistas, comunicadores e profissionais de diversas disciplinas pode fortalecer a implementação de soluções sustentáveis e promover um engajamento mais efetivo. Serão discutidas algumas nuances dessa integração de conhecimentos, além da importância de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa para alcançarmos as desafiadoras metas conectadas à ideia de sustentabilidade.

Semeando Sustentabilidade: Perspectivas sobre Agroecologia e Conhecimento Tradicional

10:30hs às 11:30hs – Casa de Inovação

Neste painel, apresentaremos os princípios da agroecologia, com foco em práticas como agrofloresta e produção de cacau. Discutiremos como essas abordagens podem aumentar a diversidade genética, promover a conservação ambiental e apoiar a segurança alimentar. Um casal de agrônomos compartilhará a experiência prática adquirida em sua propriedade, detalhando a implementação do sistema agroflorestal e a comercialização local dos produtos agroecológicos. Analisaremos como essas práticas têm funcionado na prática e o impacto da adoção dessas abordagens ao longo do tempo. Além disso, abordaremos a viabilidade econômica da agroecologia, discutindo os desafios enfrentados e as possíveis soluções para tornar as práticas economicamente sustentáveis. O painel também contará com a perspectiva de um professor indígena, que trará insights sobre o valor do conhecimento ecológico tradicional e sua integração com práticas agroecológicas modernas, proporcionando uma visão abrangente sobre como unir saberes tradicionais e inovação para promover uma agricultura sustentável.

Henrique Rajão – PUC-Rio (moderador)
Ana Bittar – Sítio Cerejeiras
Paulo Sergio da Silva Leite – Sítio Cerejeiras
Rogério Ferreira da Silva – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Entre o Verde e o Urbano: SbN como Chave para Cidades Resilientes

11:45hs às 12:45hs – Casa de Inovação

Neste painel, exploraremos como as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) estão sendo cada vez mais reconhecidas como estratégias eficazes para enfrentar as mudanças climáticas e aumentar a resiliência das cidades. Teremos a participação de um representante da Prefeitura do Rio de Janeiro, um sócio de um escritório de paisagismo ecológico e planejamento territorial, e uma pesquisadora da UERJ, que também coordena o BPBES. Eles compartilharão suas experiências e estudos de caso sobre a implementação de SbN em contextos urbanos. Discutiremos as oportunidades e desafios na aplicação dessas soluções, ressaltando os benefícios sociais, econômicos e ambientais que elas proporcionam. Além de explorar casos de sucesso, o painel analisará as barreiras para a escalabilidade das SbN, oferecendo insights sobre como superar os desafios para uma implementação eficaz nas políticas públicas e privadas.

Daniela Neves – PUC-Rio (moderadora)
Aliny Pires – UERJ
Daniel Mancebo – Prefeitura do Rio de Janeiro
Pierre-André Martin – Ecomimesis

Horizontes Azuis: Ciência e Inovação na Década do Oceano

15:00hs às 16:00hs – Casa de Inovação

Neste painel, exploraremos o papel crucial da ciência e da inovação na definição do futuro do oceano, alinhado com os objetivos da Década do Oceano da ONU. Focaremos na importância do planejamento espacial marinho como ferramenta estratégica para a gestão sustentável dos espaços oceânicos, buscando equilibrar as atividades humanas com a conservação da biodiversidade. Discutiremos os principais desafios enfrentados pelos oceanos hoje, como a acidificação, a poluição por plásticos e a perda de habitats essenciais, como recifes de corais e manguezais. Além disso, abordaremos o manejo sustentável dos recursos oceânicos, que é fundamental para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico das comunidades costeiras. Enfatizaremos como práticas sustentáveis e políticas integradas podem contribuir para a resiliência tanto dos ecossistemas marinhos quanto das comunidades que deles dependem.

Paula Souza – BNDES (moderadora)
Carine Lacerda – iCS
Simone Pennafirme – G20

Hackathon de Economia Circular

10:30hs às 11:45hs – sala Cleonice Berardinelli

Este hackathon de economia circular se concentrará em soluções inovadoras para o problema das sacolas plásticas. Participantes serão desafiados a desenvolver alternativas sustentáveis, que promovam a redução, reutilização e reciclagem desses produtos. A partir de informações direcionais da facilitadora Isabella Scorzelli, a iniciativa incentivará a criação de modelos alternativos aos existentes. Os times terão a oportunidade de prototipar suas ideias e apresentar soluções que possam transformar a forma como utilizamos e gerenciamos sacolas plásticas. Ao final, os projetos serão avaliados quanto ao impacto ambiental, viabilidade econômica e potencial de escalabilidade.

Isabella Scorzelli – Instituto E+ Transição Energética

Workshop Bem-Estar

12:00hs às 13:15hs – sala Cleonice Berardinelli

Objetivo:
Este hackathon visa enfrentar desafios reais na saúde e bem-estar, explorando como a inovação pode melhorar a qualidade de vida e a saúde pública. Os participantes serão desafiados a desenvolver soluções para problemas reais enfrentados por uma comunidade específica, abordando questões como poluição ambiental, doenças relacionadas ao ambiente e acesso a cuidados de saúde.

Tema:
Os participantes criarão soluções para uma crise de saúde real em uma comunidade identificada, que enfrenta desafios relacionados a fatores ambientais e sociais, como poluição, mudanças climáticas e falta de acesso a serviços de saúde. O evento promoverá o desenvolvimento de estratégias integradas para melhorar a saúde pública e o bem-estar, através de tecnologias de monitoramento, gestão de riscos e inovação em cuidados de saúde.

Os grupos irão apresentar as suas propostas no final do hackaton e os projetos serão avaliados com base em seu impacto na qualidade de vida, viabilidade prática e potencial de implementação nas políticas de saúde locais.

Adriana Gioda – Fiocruz
Sandra Hackon – Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz

Hackaton de Mudanças Climáticas

14:30hs às 15:45hs – sala Cleonice Berardinelli

Este hackathon sobre mudanças climáticas concentra-se nos desafios decorrentes do aumento do nível médio do mar e seu impacto nas comunidades costeiras e nos sistemas fluviais adjacentes. Os participantes serão desafiados a pensar em soluções para um cenário fictício que afeta a segurança de uma localidade à beira-mar. Durante o evento, incentivaremos o desenvolvimento de estratégias de adaptação, tecnologias de monitoramento e sistemas de gestão costeira integrada para colaborar com a proteção dessas áreas vulneráveis. A especialista Lidiane Lima, oceanógrafa do CEMADEN-RJ e UFRJ, fornecerá suporte técnico, e os times terão a oportunidade de prototipar e apresentar suas soluções, que serão avaliadas com base em critérios de eficácia, sustentabilidade e aplicabilidade local.

Lidiane Lima – CEMADEN-RJ | UFRJ

Masterclass de Futuros

16:00hs às 17:15hs – sala Cleonice Berardinelli

Esta masterclass oferece uma imersão aprofundada nos estudos de futuros, destacando a importância de antecipar e moldar cenários futuros para decisões mais estratégicas e sustentáveis. Os participantes refletirão sobre a construção de cenários e sua utilização em processos de tomada de decisão. Esta masterclass visa inspirar os participantes a pensar estrategicamente sobre o futuro e a adotar uma abordagem proativa em suas práticas e decisões.

Luana Correa – Catedra do Amanhã

Apresentação de Trabalho 01

14:00hs às 14:15hs – Casa de Inovação

Isabella Scorzelli (orientador: José Araruna e Paulo Branco)
“Transformação de um círculo vicioso em um círculo virtuoso: o papel das MPMEs micro pequenas e médias empresas (MPMEs) na Economia Circular.”

Apresentação de Trabalho 02

14:15hs às 14:30hs – Casa de Inovação

Pedro Arthur Campos (orientador: José Araruna)
“Sustentabilidade como atrativo turístico: Recomendações para tornar a gestão de resíduos sólidos eficiente na Ilha de Boipeba, na APA Tinharé-Boipeba (Cairu, BA), uma vantagem competitiva turística.”

Apresentação de Trabalho 03

14:30hs às 14:45hs – Casa de Inovação

Marcelle Pereira (orientador: Andre Lima)
“Coleta Inteligente: desenvolvendo uma ferramenta de TI para auxiliar na coleta de resíduos sólidos em Nilópolis/RJ.”

Apresentação de Trabalho 04

14:45hs às 15:00hs – Casa de Inovação

Ariel Tozzi
“Integração de sustentabilidade em uma indústria de móveis e eletrodomésticos: diagnóstico e recomendações estratégicas para a Penco Móveis SA.”

Apresentação de Trabalho 05

16:00hs às 16:15hs – Casa de Inovação

Pedro Rosa (orientadora: Agnieszka Latawiec)
“Sustenta.me: um aplicativo para a Economia Circular.”

Apresentação de Trabalho 06

16:30hs às 16:45hs – Casa de Inovação

Daniela Martins Costa Neves (orientadora: Agnieszka Latawiec)
“Caderno de Orientação para implantação de Soluções baseadas na Natureza no Distrito de Baixa Emissão da cidade do Rio de Janeiro.”

Apresentação de Trabalho 07

16:45hs às 17:00hs – Casa de Inovação

Ana Paula Morais de Lima
“Considerações sobre o uso de soluções baseadas na natureza para políticas públicas em cidades no contexto de crise climática global.”

Apresentação de Trabalho 08

16:15hs às 16:30hs – Casa de Inovação

Roberto Newton
“A conexão com a natureza como alavanca de transformação social para a sustentabilidade – um projeto piloto na mata atlântica.”

Experiências Interativas

VR Médicos Sem Fronteiras

Retorna Machine

Árvore da Vida

Ecomercado

Patrocinador

Realizadores

Apoiadores

Evento paralelo