O primeiro Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade do Brasil abre as inscrições para a segunda chamada da sua próxima turma, a ser iniciada em agosto de 2023.
Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o curso busca a interação entre as ciências naturais, sociais, humanas e tecnológicas e oferece capacitação aos profissionais das mais variadas áreas que queiram atuar no desenvolvimento de soluções sustentáveis aplicadas. Seu oferecimento é resultado de uma parceria do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio com o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e o Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio).
A ciência da sustentabilidade é uma nova área que pressupõe uma ética intergeracional e não-humana. Este campo se caracteriza pelo encontro dos conhecimentos sociais, econômicos e ambientais e pela transdisciplinaridade presente na interação entre saberes científicos e tradicionais. O curso provê oportunidades de aprendizagem e fornece ferramentas para o entendimento das dinâmicas entre sistemas humanos e naturais, além de preparar os alunos para o desenvolvimento de projetos customizados relacionados aos grandes temas da sustentabilidade, tais como:
- Desafios globais e locais do Antropoceno, incluindo mudanças climáticas, a crise da biodiversidade e dos oceanos;
- Interdependência e sinergias entre meio ambiente e problemas sociais como pobreza, desigualdade e saúde;
- Biodiversidade e serviços ambientais aliados à redução de pobreza e melhoria da saúde;
- Indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade;
- Estratégias, processos e metodologias aplicadas à sustentabilidade corporativa;
- Acordos, leis e políticas públicas socioambientais globais, regionais, nacionais e sub-nacionais;
- Planejamento integrado do uso da terra (conservação, restauração, agricultura e pecuária sustentável);
- Cidades sustentáveis e infraestrutura verde;
- Economia da sustentabilidade: fundamentos e ferramentas;
- Inovações tecnológicas setoriais visando transição para baixo-carbono, incluindo energias renováveis, agricultura de baixo carbono e transportes.
O corpo docente é formado por pesquisadores e profissionais renomados atuantes em instituições públicas, privadas e do terceiro setor de relevância global no cenário do desenvolvimento sustentável. Os coordenadores são Agnieszka Latawiec (IIS/PUC-Rio/University of Agriculture – Polônia), Rogério de Oliveira (PUC-Rio), Fabio Scarano (UFRJ) e Paulo Branco (IIS).
Saiba mais e inscreva-se até 2 de julho no site.
Voltar para Noticias