Drª. Agnieszka Ewa Latawiec
Depto. Geografia e Meio Ambiente/PUC-Rio
Linha de Pesquisa: Sistemas Socioecológicos

Agnieszka Ewa Latawiec é bacharel em Engenharia de Proteção do Meio Ambiente, Mestre em Proteção Ambiental e doutora em Ciências Ambientais na Universidade de East Anglia (Reino Unido). Agnieszka é Professora do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), cofundadora e Diretora Executiva do Instituto Internacional de Sustentabilidade do Rio de Janeiro (IIS), além de ser coordenadora do Centro de Ciências para Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio/PUC-Rio). Sempre interessada em aspectos sociais da gestão da terra, durante seu doutorado, ela desenvolveu uma pesquisa na Inglaterra e no País de Gales para investigar a incorporação de biodisponibilidade em tomadas de decisão sobre áreas contaminadas. Em 2013, ela participou da concepção da primeira disciplina de Ciência da Sustentabilidade na PUC-Rio. Agnieszka se interessa por variados temas relacionados à sustentabilidade. Nos últimos anos, ela se concentrou em aspectos mais amplos da gestão da terra. Dentro desse aspecto, participou ou liderou diversos projetos relacionados às mudanças no uso da terra e modelagem. Ela busca pesquisa interdisciplinar colaborativa em tópicos que incluem ciência da sustentabilidade e indicadores de sustentabilidade, ciência do solo, manejo da terra, tomada de decisão ambiental e mudança no uso da terra.